Gestão de Continuidade de Negócio (GCN)

GOVERNANÇA DO PROGRAMA GCN – Gestão da Continuidade de Negócio – GCN 

A tecnologia da informação tem sido considerada um dos fatores que possibilita os negócios do século XXI. Considerando isto uma premissa básica, então a capacidade de uma empresa gerar riquezas futuras dependerá, em parte, de sua infraestrutura de TI gerar serviços com Efetividade, Eficiência e principalmente com a máxima Disponibilidade. 
O objetivo da Gestão da Continuidade de Negócio é proteger os processos de negócio que possuem dependência significativa de soluções de TI para que uma parte ou toda sua operação esteja em condições operacionais imediatamente ou com o menor impacto possível para essas operações, assegurando um adequado nível de estabilidade organizacional e uma concreta recuperação depois do desastre. Um processo eficaz de serviço contínuo minimiza a probabilidade e impacto de uma interrupção de um serviço importante de TI em funções e processos chave do negócio. 
A Governança do Programa GCN é composta por levantamentos, análises, conclusões estratégicas e planos de ações que contribuem como os gestores deverão proceder em caso de um incidente, e quais as medidas a serem tomadas para que não prejudique o andamento dos processos dentro da organização, assim como promove e dissemina a cultura GCN na organização, exercitando, mantendo e auditando o programa. 


Os produtos que constituem a confecção do Governança do Programa GCN são:  

Levantamento da Infra Estrutura 
Análise de Impacto do Negócio – Bussines Impact Analise 
Analise de Riscos Físicos e Lógicos de TI 
Desenho da Estratégia de Continuidade dos serviços de TI 
PCN – Plano de Continuidade do Negócio 
Plano da Governança do Programa GCN 
Construir e disseminar a cultura GCN 
Exercitar, manter e auditar o programa GCN  

Plano de Continuidade de Negócio 

O objetivo do PCN é proteger os processos de negócio que possuem dependência significativa de soluções de TI.  Para que uma parte, ou todo o negócio, esteja em condições operacionais, imediatamente após uma pane, com o menor impacto possível, assegurando um adequado nível de estabilidade organizacional e uma concreta recuperação depois do desastre. 
Através do Plano de Continuidade de Negócio a Gestão de serviços contínuos de TI tem como principal objetivo proteger os processos de negócio que possuem dependência significativa de soluções de TI para que uma parte ou toda sua operação esteja em condições operacionais imediatamente ou com o menor impacto possível para essas operações, assegurando um adequado nível de estabilidade organizacional e uma concreta recuperação depois do desastre. Um processo eficaz de serviço contínuo minimiza a probabilidade e impacto de uma interrupção de um serviço importante de TI em funções dos processos chave do negócio. 

Valor agregado da solução (principais) 

Minimiza e/ou elimina os danos causados por eventos tais como: fraudes eletrônicas, invasões de sistema, erros ou deficiências na infra-estrutura de TI, entre outros. 
Esclarece a gestão de riscos de TI para o negócio e provê evidências para sua mitigação e ou eliminação. 
Melhora o nível de documentação existente e integra equipes de tecnologia e ou parceiros de TI. 

Por que Gestão de Crise e Continuidade de Negócios? 

77% das empresas identificaram ao menos uma interrupção total ou parcial na cadeia de abastecimento no negócio em 2019. Fonte: BCI – Supply Chain Resiliency Report 2019  
 Empresas que não tinham estruturas de gestão de crise perderam 5% de valor de mercado em situações de crise. Fonte: Pesquisa Global de Gerenciamento de Riscos da Aon 2017  
 96% das empresas que possuem um DRP e backup conseguiram retomar a normalidade após ataques de ransomware. Fonte: BCI Supply Chain resilience report 2017 P 

Como podemos ajudar?

Avaliação de riscos de continuidade dos negócios para identificação e classificação das ameaças e cenários relacionados às rupturas e crises 
Desenvolvimento das estratégias de recuperação e continuidade dos negócios 
Identificação do nível de maturidade das empresas em relação às práticas de GCN 
Desenvolvimento de Planos de Continuidade, Emergências, Crises e do Disaster Recovery Plan (DRP) 
Realização de treinamentos e simulações.  

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