A tecnologia da informação tem sido considerada um dos fatores que possibilita os negócios do século XXI. Considerando isto uma premissa básica, então a capacidade de uma empresa gerar riquezas futuras dependerá, em parte, de sua infraestrutura de TI gerar serviços com Efetividade, Eficiência e principalmente com a máxima Disponibilidade.
O objetivo da Gestão da Continuidade de Negócio é proteger os processos de negócio que possuem dependência significativa de soluções de TI para que uma parte ou toda sua operação esteja em condições operacionais imediatamente ou com o menor impacto possível para essas operações, assegurando um adequado nível de estabilidade organizacional e uma concreta recuperação depois do desastre. Um processo eficaz de serviço contínuo minimiza a probabilidade e impacto de uma interrupção de um serviço importante de TI em funções e processos chave do negócio.
A Governança do Programa GCN é composta por levantamentos, análises, conclusões estratégicas e planos de ações que contribuem como os gestores deverão proceder em caso de um incidente, e quais as medidas a serem tomadas para que não prejudique o andamento dos processos dentro da organização, assim como promove e dissemina a cultura GCN na organização, exercitando, mantendo e auditando o programa.
Levantamento da Infra Estrutura
Análise de Impacto do Negócio – Bussines Impact Analise
Analise de Riscos Físicos e Lógicos de TI
Desenho da Estratégia de Continuidade dos serviços de TI
PCN – Plano de Continuidade do Negócio
Plano da Governança do Programa GCN
Construir e disseminar a cultura GCN
Exercitar, manter e auditar o programa GCN
O objetivo do PCN é proteger os processos de negócio que possuem dependência significativa de soluções de TI. Para que uma parte, ou todo o negócio, esteja em condições operacionais, imediatamente após uma pane, com o menor impacto possível, assegurando um adequado nível de estabilidade organizacional e uma concreta recuperação depois do desastre.
Através do Plano de Continuidade de Negócio a Gestão de serviços contínuos de TI tem como principal objetivo proteger os processos de negócio que possuem dependência significativa de soluções de TI para que uma parte ou toda sua operação esteja em condições operacionais imediatamente ou com o menor impacto possível para essas operações, assegurando um adequado nível de estabilidade organizacional e uma concreta recuperação depois do desastre. Um processo eficaz de serviço contínuo minimiza a probabilidade e impacto de uma interrupção de um serviço importante de TI em funções dos processos chave do negócio.
Minimiza e/ou elimina os danos causados por eventos tais como: fraudes eletrônicas, invasões de sistema, erros ou deficiências na infra-estrutura de TI, entre outros.
Esclarece a gestão de riscos de TI para o negócio e provê evidências para sua mitigação e ou eliminação.
Melhora o nível de documentação existente e integra equipes de tecnologia e ou parceiros de TI.
77% das empresas identificaram ao menos uma interrupção total ou parcial na cadeia de abastecimento no negócio em 2019. Fonte: BCI – Supply Chain Resiliency Report 2019
Empresas que não tinham estruturas de gestão de crise perderam 5% de valor de mercado em situações de crise. Fonte: Pesquisa Global de Gerenciamento de Riscos da Aon 2017
96% das empresas que possuem um DRP e backup conseguiram retomar a normalidade após ataques de ransomware. Fonte: BCI Supply Chain resilience report 2017 P
Avaliação de riscos de continuidade dos negócios para identificação e classificação das ameaças e cenários relacionados às rupturas e crises
Desenvolvimento das estratégias de recuperação e continuidade dos negócios
Identificação do nível de maturidade das empresas em relação às práticas de GCN
Desenvolvimento de Planos de Continuidade, Emergências, Crises e do Disaster Recovery Plan (DRP)
Realização de treinamentos e simulações.
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